Pirataria ou Partilha de Ferramentas?

13 de Julho, 2015 | Legal, Pirataria, Software

Como alguns sabem faço parte de uma comunidade de utilizadores de produtos da Apple entusiastas de partilha de ficheiros, nomeadamente programas pirateados.

Já me perguntaram várias vezes porque uso o fórum, se partilho conteúdo ilegal e se não tenho receito de problemas legais. A resposta é simples: Eu partilho conteúdo, no entanto isso, só por si, não é ilegal.

Eu apenas partilho Keygens (geradores de números de série) e Patches (ferramentas para remover a necessidade de compra de software em período experimental). Porquê estes e não software completo “crakeado”?

  1. Keygen/Patch não é ilegal: Ilegal é utilizar os números gerados por esses software / aplicar o patch. Ao partilhar um Keygen/Patch estou a proteger-me a mim, ao fórum e aos utilizadores finais;
  2. Tamanho: Ao contrário de um programa completo “crakeado”, que poderá ter vários gigabytes, um Keygen poderá ter menos de 1 megabyte. A distribuição destes é mais fácil e rápida e acabam por ficar online mais tempo;
  3. Actualizações: Recomendo sempre os utilizadores a obter o software no site dos seus criadores e a aplicar um número de série ou um Patch — desta forma o software pode ser actualizado sem deixar de funcionar. A maioria dos Keygens/Patches acabam por funcionar em várias versões do mesmo software ao contrário de software “crakeado”;
  4. Segurança: Keygens/Patches de equipas de crackers conhecidas como CORE ou SpecialK são seguros, não trazem vírus e sabemos que funcionam bem. Por outro lado a maior parte do software “crakeado” é de origem duvidosa sendo impossível garantir a segurança.

Partilhar um software completo “crakeado” é ilegal e pode dar prisão, partilhar um Keygen/Patch significa partilhar uma ferramenta, um outro software gratuito. A responsabilidade legal fica assim do lado do utilizador final que poderá potencialmente cometer a ilegalidade ao utilizar estas ferramentas para piratear software.

Desde há alguns anos que tento levar os membros do fórum a seguir esta filosofia. Alguns, quando possível, já a seguem no entanto isto não é suficiente. É preciso que o utilizador final, leitor deste artigo, entenda também as vantagens disto.