📌 13 de Julho, 2015

Pirataria ou Partilha de Ferramentas?

Informática

Como alguns sabem faço parte de uma comunidade de utilizadores de produtos da Apple entusiastas de partilha de ficheiros, nomeadamente programas pirateados.

Já me perguntaram várias vezes porque uso o fórum, se partilho conteúdo ilegal e se não tenho receito de problemas legais. A resposta é simples: Eu partilho conteúdo, no entanto isso, só por si, não é ilegal.

Eu apenas partilho Keygens (geradores de números de série) e Patches (ferramentas para remover a necessidade de compra de software em período experimental). Porquê estes e não software completo “crakeado”?

  1. Keygen/Patch não é ilegal: Ilegal é utilizar os números gerados por esses software / aplicar o patch. Ao partilhar um Keygen/Patch estou a proteger-me a mim, ao fórum e aos utilizadores finais;
  2. Tamanho: Ao contrário de um programa completo “crakeado”, que poderá ter vários gigabytes, um Keygen poderá ter menos de 1 megabyte. A distribuição destes é mais fácil e rápida e acabam por ficar online mais tempo;
  3. Actualizações: Recomendo sempre os utilizadores a obter o software no site dos seus criadores e a aplicar um número de série ou um Patch — desta forma o software pode ser actualizado sem deixar de funcionar. A maioria dos Keygens/Patches acabam por funcionar em várias versões do mesmo software ao contrário de software “crakeado”;
  4. Segurança: Keygens/Patches de equipas de crackers conhecidas como CORE ou SpecialK são seguros, não trazem vírus e sabemos que funcionam bem. Por outro lado a maior parte do software “crakeado” é de origem duvidosa sendo impossível garantir a segurança.

Partilhar um software completo “crakeado” é ilegal e pode dar prisão, partilhar um Keygen/Patch significa partilhar uma ferramenta, um outro software gratuito. A responsabilidade legal fica assim do lado do utilizador final que poderá potencialmente cometer a ilegalidade ao utilizar estas ferramentas para piratear software.

Desde há alguns anos que tento levar os membros do fórum a seguir esta filosofia. Alguns, quando possível, já a seguem no entanto isto não é suficiente. É preciso que o utilizador final, leitor deste artigo, entenda também as vantagens disto.